Brincar é tão essencial para o desenvolvimento da criança que criaram um dia internacional do brincar. O dia 28 de maio é o mundial do brincar. Essa data surgiu desde 1999, no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tendo como objetivo sensibilizar a sociedade para o brincar como direito universal a todas as crianças. Um direito como exercício da cidadania, ou seja, fazer com a consciência de sua importância. Quando uma criança não brinca tem seus direitos violados. Estudos mostram que quando uma criança não brinca ela não terá o mesmo desenvolvimento de outra criança que brinca diariamente. Muitos são os benefícios da brincadeira na vida de uma criança e por isso toda criança precisa brincar.

Quero deixar aqui 5 motivos para você entender de uma vez por todas por que a brincadeira é essencial para as crianças e por que ela não pode ficar um dia sem brincar:

  1. A brincadeira é divertida – Na brincadeira, a criança se diverte. É o efeito lúdico. O lúdico está relacionado ao prazer. A criança precisa dessa sensação de bem-estar, desse prazer promovido pela brincadeira, para se desenvolver e isso vai dando qualidade de vida emocional à criança.
  2. A brincadeira promove a autonomia da criança – quando ela explora o mundo a sua volta, extrapola essas experiências e tem novas percepções de mundo, adquirindo mais autonomia;
  3. A criança adquire habilidades para se relacionar com o outro – É na brincadeira que a criança percebe que ela não é única no mundo, tem o outro coleguinha. Ela entende que precisa se socializar e relacionar outra criança ou outra pessoa;
  4. Dá sentido às vivências da criança – A criança, revive na brincadeira, algumas vivências, processa e passa a superar problemas, medos e questões de difícil compreensão para ela;
  5. A brincadeira promove a sensação de liberdade – quando a criança exercita a imaginação e a criatividade, podendo explorar, criar e interagir sem restrições rígidas.

 

Resumindo, na brincadeira a criança constrói a sua identidade.  Ela se mostra cada vez mais autoconfiante e determinada em suas decisões e ousadia para experimentar a vida.

E fica uma pergunta: Sua criança brinca ou tem acesso a livros? Já dizia Rubem Alves: O livro é um brinquedo com letras. Permita à criança brincar com o livro e fazer as suas próprias escolhas no momento da brincadeira.

Por tanto e para tanto a brincadeira é um direito da criança. Então, lutemos para que as crianças que façam, ou não, parte de nossa vida tenham acesso a esse direito: o brincar.

 

Edna Barbosa
@escritoraedna
www.ednab.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *